Centro Espírita Filhos de Fé  
Criar um Site Grátis Fantástico
Meditação atenciosa
Meditação atenciosa

 



Trata-se se uma técnica simples de desencadear um estado de relaxamento profundo de corpo e mente. À medida que a mente se aquieta - e permanece desperta - você vai se beneficiar de um estado de consciência mais profundo e tranquilo.

1. Antes de começar, encontre um local silencioso em que não vá ser pertubado.
2. Sente-se e feche os olhos.
3. Concentre-se na respiração, mas inspire e expire normalmente. Não tente controlar ou alterar a respiração deliberadamente. Apenas observe.
4. Ao observar a respiração, vai ver que ela muda. Haverá variações na velocidade, no ritmo e na profundidade, e pode ser que ela pare por um momento. Não tente provocar nenhuma alteração. Novamente, apenas observe.
5. Pode ser que você se desconcentre de vez em quando, pensando em outras coisas ou prestando atenção aos ruídos externos. Se isso acontecer, desvie a atenção para a respiração.
6. Se durante a meditação você perceber que está se concentrando em algum sentimento ou expectativa, simplesmente volte a prestar atenção na respiração.
7. Pratique esta técnica durante quinze minutos. Ao final, mantenha os olhos fechados e permaneça relaxado por dois ou três minutos. Saia do estado de meditação gradualmente, abra os olhos e assuma sua rotina.

Sugiro a prática da meditação atenciosa duas vezes ao dia, de manhã e no final da tarde. Se estiver irritado ou agitado, pode praticá-la por alguns minutos no meio do dia para recuperar o eixo.

Pode sentir-se entediado ou inquieto e a mente vai encher-se de pensamentos. Isso significa que emoções profundas estão sendo libertadas. Se relaxar e continuar a meditar, vai eliminar essas influências do corpo e da mente.

Pode cair no sono. Se isso acontecer durante a meditação, é sinal de que está a precisar de mais horas de descanso.

Pode entrar no intervalo dos pensamentos... além do som e da respiração.


Translate this Page



Partilhe esta Página


 

 




Total de visitas: 290052