Centro Espírita Filhos de Fé  
Criar uma Loja Virtual Grátis
O HOMEM E SEUS CORPOS
O HOMEM E SEUS CORPOS

 

Atualmente a ciência materialista considera o homem apenas em seu aspecto físico, sem levar em conta a existência dos mundos suprafísicos. Outros crêem que somos duais, que temos corpo e alma. Há outros ainda, que admitem a existência do corpo, da alma e do espírito.

O ser humano é constituído por uma hierarquia de energias sutis que estabelecem a ligação entre o corpo físico e o Universo. Os diferentes planos de consciência (sete níveis) são os diferentes corpos que constituem o ser vibratório. Para cada plano de consciência verificamos a existência de um chakra correspondente.

 

Estes corpos energéticos são, em ordem ascendente, segundo a nomenclatura clássica: Físico, Etérico, Astral, Mental Inferior, Mental Superior,Angelical e o Supra Angelical, que é  o Corpo onde reside a Mônada (centro de força do Logos) humana, nosso Deus Oculto que nos dá a Vida e a Autoconsciência.

 

 

Em verdade não somos o corpo físico. Nós somos, sim, um Ego imortal, que se reveste de um corpo físico, como este se reveste de uma roupa para atuar em seu próprio ambiente. Assim como, gasta essa roupa,  a alijamos e vestimosuma outra mais nova e quiçá mais bela, assim também age o Ego em relação à sua rou-pagem mais externa, que é o corpo físico: usa-o enquanto se presta ao seu objetivo e abandona-o quando perdeu a sua finalidade.

 

 SÃO VÁRIAS AS ESCOLAS ESPIRITUALISTAS, E CADA UMA ADOTA UMA NOMENCLATURA DIFERENTE PARA DENOMINAR O HOMEM E SEUS CORPOS ENERGÉTICOS E ATÉ FAZEM OU NÃO, UMA DETERMINADA DIVISÃO DO HOMEM TOTAL.

 

O ESPÍRITO, UTILIZA-SE DE VÁRIOS CORPOS SUTIS, CADA UM COM UMA FUNÇÃO PRÓPRIA. FAZER DE UM DESSES CORPOS OU ENVOLTÓRIOS ENERGÉTICOS "PAU-PRA-TODA-OBRA" É IGNORAR LEIS QUE REGEM OS FENÔMENOS. É IGNORAR QUEM É QUE ESTÁ AGINDO NO MOMENTO, E POR QUE.

 ORA, IMAGINEMOS UM HOMEM COM SUAS ROUPAS USUAIS NUM DIA DE FRIO, ELE AINDA COLOCA UM CASACO E POR CIMA DE TUDO ISSO UM SOBRETUDO. OU AINDA, PARA MERGULHARMOS EM ÁGUAS PROFUNDAS, USAMOS UMA ROUPA DE MERGULHADOR COM TODO O SEU APARATO, PRÓPRIO PARA NOS MOVIMENTAR-MOS NO MEIO. SE SUBIRMOS AS ALTURAS, USAREMOS UM OUTRO TRAJE ADEQUADO PARA AGUENTARMOS A PRESSÃO DO AR. ASSIM TAMBÉM, O ESPIRÍTO USA VÁRIOS VEÍCULOS; CADA QUAL COM UMA DETERMINADA FUNÇÃO.

 

CADA COPRO SUTIL TEM UMA FUNÇÃO DEFINIDA E NENHUM DESEMPENHA A FUNÇÃO DO OUTRO. EMBORA ELES INTERPENETREM-SE, SÃO INDEPENDENTES, MAS, CONTROLADOS PELO ESPÍRITO. É ERRÔNEO E NÃO PASSA DE CRASSA IGNORÂNCIA AFIRMAR QUE O ESPÍRITO POSSUI UM ENVOLTÓRIO (E EXISTEM OS MAIS DIFERENTES E ESQUISITOS NOMES), E QUE ESTE E SOMENTE ESTE, DESEMPENHA TODAS AS FUNÇÕES.

 

Boa literatura para consulta:  Helena P. Blavatsky

 

Translate this Page



Partilhe esta Página


 

 




Total de visitas: 289696